Hey, vem cá!



Hey, vem cá! Senta aqui, vamos conversar?

Aceita uma água, um café ou um chá?

Eu vou ser extremamente sincera com você que está me lendo nesse exato momento: esse não é o texto que eu havia preparado. 

São 15:47 do dia 04/07/22. O texto que eu havia preparado(aos prantos, diga-se de passagem) na noite de sábado se tornou mais pesado e forte do que eu imaginava, e é por isso que hoje, nesse exato momento, eu mudei de ideia para divulgá-lo.

Um dia vocês lerão esse texto, mas não agora. Ainda não é o momento. Não são vocês, mas eu ainda não estou pronta para ele.

De uma forma contraditória e tão humana, mudei porque não quero que a conversa de hoje seja triste. A conversa de hoje é sobre esperança. 

Pega sua bebida e vem comigo. A conversa vai ser mais leve do que eu havia planejado.



Houveram momentos da minha vida em que achei que não haveria escapatória e me senti sozinha. Até que descobri que posso ser minha melhor companhia e o que me ajudou a me manter firme a isso foi a esperança. 

Talvez eu seja um pouco como Pandora (referências) e a guarde a na minha caixa.

Nos momentos em que eu achava que não haveria luz, uma centelha sempre se manteve acesa em meu peito, aquela centelha que nos faz acordar dia após dia e ver que a vida vale a pena e que as coisas podem melhorar. 

Não vou dizer que foi fácil manter essa centelha, muito pelo contrário, ocorreram momentos que eu já fiquei me sentindo um pouco perdida. Nesses momentos foi extremamente necessário a presença dos meus amigos e família, pessoas que me amam, para lembrar que sempre existe esperança.

Por mais difícil que a vida possa ser, com suas infinitas situações, acho que manter a esperança é muito mais do que algum exercício de positividade, é um exercício para se manter são.

Isso foi o que me motivou a mudar o teor do texto dessa segunda. Eu fui muito bem aconselhada e amada a manter a esperança na vida, no brilho de existir, de amar e ser amada, e eu pensei que alguém possa estar precisando ler isso nesse momento, assim como minha eu de ontem estava precisando escutar esse conforto.

A vida vai acontecendo, nem sempre como a gente imaginava que as coisas seriam. Há coisas que na hora a gente não entende e isso frustra demais, mas o tempo ajuda a entender as coisas e a deixarem mais fáceis de lidar. 

É clichê, eu sei (vocês sabem que sou apegada ao clichê), mas o tempo é mesmo um ótimo remédio para algumas das dores da alma. 

São tempos difíceis para se manter a esperança, eu sei disso também. O mundo as vezes não colabora, mas espero de coração que dias melhores possam vir, assim como tudo possa ficar bem. 

Alimentar a esperança no coração faz bem para a alma. 

Não significa fazer um jogo desenfreado do contente, igual a Polyana, mas entender que todas as dores vão passar, o coração vai se curar, e vai ficar tudo bem.

Talvez esperança seja quase um paralelo do perdão, que não significa esquecer, mas entender tudo o que aconteceu e deixar ir sem alimentar esse sentimento ruim no peito. Talvez esperança seja exatamente olhar o pote de sorvete na geladeira sabendo que nem sempre ali estará um feijão congelado.

Péssima analogia para a situação política econômica do país atualmente, pois um pote de feijão mata a fome, mas vocês entenderam o que eu quis dizer. 

Ok, eu vou melhorar: talvez esperança seja saber que vai ficar tudo bem em algum momento. Pode não ser exatamente agora, ou amanhã, mas em algum momento vai ficar tudo bem e é por esse motivo que acordamos todos os dias.

Eu gosto de pensar que a vida tem seus momentos baixos e altos para servirem de equilíbrio, como uma bicicleta em que o pedal as vezes está baixo e as vezes alto, mas que assim permite que a bicicleta possa andar e seguir equilibrada para te manter de pé. 

São pelos momentos felizes que a vida vale a pena, e é por isso que é bom ter esperança de que eles vão surgir.

Se você tiver passando por um motivo difícil na sua vida, e for possível, procure ajuda de um profissional (terapeuta, psicólogo, psiquiatra, afins). Se cerque das pessoas que te amam e, tenta alimentar essa esperança no seu coração, por mais difícil que pareça. 

Vai ficar tudo bem, mesmo que as vezes não pareça.

Enviando nesse exato momento um abraço virtual com muito amor e luz para você que está lendo.

Se cuida, tá?


Um xêro,

Thya

0 Comments